Sociedade São Jorge do Gantois

por Leila Pereira

Localizada na Federação, bairro mais alto e “comunicativo” de Salvador, A Sociedade São Jorge do Gantois (conhecida também por Terreiro do Gantois ou Axé Yamassê) é liderada por Mãe Carmem desde 2002. “O que diferencia o Gantois de outros terreiros tradicionais da Bahia (…) é que a sucessão se dá pela linhagem e não através de escolha pelo jogo de búzios.”¹

Na quinta feira, 12 de novembro de 2009, a Festa realizada no Salão Principal do Terreiro era para Oxossi. No chão do salão, folhas por toda a extensão, formando no centro um dos símbolos do Candomblé; No teto, tiras de papel branco e misturado a elas, enfeites de pombas e círculos de isopor com tinta prateada. Homens e mulheres sentam-se em lados opostos do salão; roupas pretas não são permitidas em hipótese alguma. Ao entrar no salão, o visitante ou fiel tem sua mão lavada com álcool, para purificação.

Com algum tempo de atraso, começa a cerimônia! Filhas de Santo entram, formam um círculo e dançam uma música para cada orixá, enquanto homens batucam no tambor e entoam as canções. Após a dança para os Orixás, a Mãe de Santo senta-se numa poltrona e recebe reverencias dos fiéis, ritual semelhante à oferenda católica. Após as reverencias, As filhas de Santo retornam ao Salão, agora com vasos de flores sobre a cabeça se dirigem para fora do Salão. Filhos de Santo passam pelo Salão e se dirigem para fora rapidamente, para a parte inferior da Casa.

¹retirado de www.bahia.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: