O Signo da Cidade

por Rose Vitório

O signo da cidade do autor Riccel, Carlos Alberto, Brasil, 96 min, ficção 2007 São Paulo. Foi um dos longas  Exibidos  na 4º mostra de Cinema e Diretos Humanos na América do sul entre 5 de outubro a 10 de novembro de 2009 na sala Walter Silveira na cidade de Salvador.

O longa busca retratar como a vida de diversas pessoas estão ligadas umas as outras, problemas e dilemas, como preconceito, violência, homossexualismo, traição, depressão, drogas entre outros  assuntos são abordado durante todo o longa.

No céu de São Paulo enquanto astros e estrelas se movimentam, atirando sua fortuna ao acaso, homens e mulheres se interrogam  em  que consisti seus sonhos e cobiças?    Histórias que vive toda uma sociedade complexa são contadas através das personagens:  Mônica, a atendente do programa noturno onde escuta ouvintes anônimos, mas que não  é nem um pouco comovida com o infortúnio alheio que escuta, Gil um marceneiro apenas casado, Lydia a sua esposa que vive os perigos do prazer da luxaria, Josialdo que nasceu para ser mulher, e a então protagonista Teca,  Astróloga e colega de Mônica do programa de radio.  Teca, é filha de seu Aníbal que negou a paternidade, e  Helena  sua mãe, homossexual que  morreu por depressão, Teca  além de viver seus próprios dramas, devido a   profissão acaba por  encobrir  seus problemas e passa a  viver e ser guia para a solução de problemas alheios. A história  não segue um padrão linear, com começo, meio e fim, mas contudo todas as histórias são interligadas, assim como são as estrelas que serve como signo para o desenvolver do longa.

Os signos da nossa sociedade não estão muito distantes da imaginária astróloga, demonstrada na ficção, porém  os nossos nosso signos, são códigos que custam a  ser decifrados, por pessoas que preferem viver a cegueira da realidade mesmo enxergando – a  com muitas cores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: