Jardim das Delícias, Espetáculos com bonecos.

Por Cláudia Meneses

 A peça Jardim das Delícias, Espetáculos com bonecos, apresentada durante o Fiac, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, mostrou que mesmo com tantas diferenças, inclusive a da língua, dois grupos teatrais, atores da Alemanha e do Brasil, podem fazer juntos um belíssimo espetáculo!  

No dia 31 de Outubro de 2009, cerca de 40 pessoas estavam reunidas na frente do Espaço Cultural da Barroquinha, esperando para ver Jardim das Delícias.  Antes da abertura do teatro, o público presente estava envolvido numa energia diferente. Afinal acontecia o Fiac e tudo o que estava em volta daquele espaço respirava cultura.  Abriram-se as portas, as pessoas ansiosas se sentavam e acomodavam-se, começaria dentro de alguns instantes o momento esperado.

Um ator falando um português com alguns erros de concordância e algumas palavras com letras trocadas, entra no palco com um boneco nas mãos. Esse profissional alemão interpretou, nada mais e nada menos, que o polêmico Gregório de Mattos. E a interpretação não foi nada fácil, tinha dificuldades para se expressar em português, mas isso não o impediu de se tornar naquele palco, o personagem principal da peça.  Muitos versos foram ditos, entre eles, o talvez mais polêmico: “De dois ff se compõe esta cidade a meu ver: Um furtar, outro fuder”. O Brasil, colônia de Portugal, retratado na visão do poeta barroco Gregório de Mattos, foi o ponto de partida para a realização desse projeto. O espetáculo tratou da vida, obra e imortalidade do “Boca do inferno” e seus vestígios contemporâneos.

Os atores se posicionaram muito bem, principalmente os atores baianos. A atriz que interpretou a mãe de Gregório deu um verdadeiro “show”, principalmente na cena em que o nascimento de Gregório de Mattos acontecia. Foi emocionante e forte ao mesmo tempo!

Durante o evento, acontecia uma filmagem e ao mesmo tempo, ela era exibida ao público através de um telão no palco, como se fosse um making- off  dos bastidores da peça. Foi muito diferente, algo ainda não visto por aqui na Bahia. A peça foi muito criativa, mágica com vários bonecos, todos encarnados, com muito talento, pelo grupo de atores, uma mistura de Brasil e Alemanha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: