Jardim das delícias:Espetáculo baseado na vida de Gregório de Matos

Por Vilma Souza

Os atores passam de forma irreverente, se expressando da maneira mais natural possível. Ao contrário dos espetáculos comuns com bonecos, nesse, tanto os bonecos, como os atores ficam visíveis, saindo assim dos tipos de shows habituais que o público costuma assistir. Há determinadas situações em que a exposição dos atores é tão radical que é possível ao público perceber certas falhas cometidas pelo grupo, tornando mais interessante o espetáculo. A impressão que se tem é que todos envolvidos (atores e bonecos) são colegas de trabalho dividindo uma cena.

O tema escolhido pelo grupo para apresentar no show foi a vida, arte e a obra do escritor baiano Gregório de Matos.

Os textos e as encenações são ligados diretamente ao tipo de obra escrita por Gregório de Matos, usando um tom de critica muito próximo ao escritor. Obviamente que para se ter um entendimento do espetáculo o telespectador terá q conhecer um pouco da vida do “Boca do inferno” como era chamado Gregório de Matos. A linguagem colocada pelos atores, como criticavam e ao mesmo tempo descreviam a Bahia mostra que os  atores sem dúvida conseguiu muito bem colocando em  alguns momentos um  toque de humor falar sobre o autor que tanto criticava a Bahia e sua história.

O texto foi desenvolvido por atores brasileiros e alemães, que segundo eles não são conhecedores de todas as obras do autor, mas a partir de alguns poemas conseguiram construir e imaginar a Bahia no século XVII e comparar com o que ela é hoje. Por alguns momentos o sotaque dos estrangeiros confundia um pouco, mas nada que atrapalhasse a lógica da apresentação.

Utilizam alguns instrumentos para a música e assim levantar questão social. Foi um dos momentos mais interessante, pois entendo que apesar da peça ser mais direcionado ao que ocorria no século XVII, mostra que até hoje os problemas continuam.

Vale lembrar que a peça foi criada em Salvador e é encenada por artistas de Salvador e da Alemanha,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: